Portal do Aluno. Acesse, clique aqui.

 

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

','hspace':null,'vspace':null,'align':null,'bgcolor':null}">
 

 

 

 

 

     

Curso Técnico de Podologia - Porto Alegre RS 

Carga Horária: 1200 horas
Duração Média: 2 anos

Turnos:
Segunda-feira: 08 h às 12 h e das 13 h às 18 h.

* Consulte outros turnos pelo fone: (51) 32215040 ou 32219431.

 

 

Objetivo:

Formar um profissional técnico de nível pós-médio, com habilitação específica para a área de serviços em Podologia e fundamentação prática e teórica ampla, que o permita atuar em qualquer função da área. Distinguir a ele autonomia suficiente para dar sequência a sua atualização permanente, bem como capacidade para adaptar-se a novas funções, conforme as solicitações do mercado de trabalho.
Curso Técnico de Podologia em Porto Alegre RS.
Documentações para a matrícula:

Cópia da identidade, CPF, Histórico Escolar, Título de Eleitor, Comprovante de Residência, Comprovante de Renda e 02 (duas) fotos 3X4.

 

 

PROGRAMA DO CURSO

 

 Introdução à Podologia


Reconhecer a história da Podologia. Identificar a área profissional da saúde como um sistema onde interagem os gestores, os profissionais e os usuários.



Fundamentos de Podologia

 Dispor de ferramentas necessárias para o exercício profissional do Técnico de Podologia, através do conhecimento teórico/prático. Ter propriedade para orientar, prevenir e repassar os cuidados com os pés. Utilizar adequadamente materiais e produtos necessários ao desenvolvimento das técnicas de rotina.

  

Microbiologia e Parasitologia


Reconhecer conceitos básicos de microbiologia e parasitologia. Reconhecer os principais agentes etiológicos causadores de doenças, resistência e suscetibilidade humana, especialmente aquelas relacionadas aos membros inferiores.
Reconhecer doenças auto-imunes.
Identificar agentes etiológicos – vírus, bactérias, fungos e parasitas.



Biossegurança nas Ações de Saúde


Reconhecer as normas de higiene e biossegurança na sua prática profissional. Identificar riscos físicos, químicos, biológicos e psicológicos, visando a sua própria saúde e segurança no ambiente profissional.
Identificar os princípios de biossegurança e normas da Vigilância Sanitária.
Aplicar normas de biossegurança na realização da atividade profissional.



Anatomia e Fisiologia Aplicada


Identificar a anatomia e fisiologia do ser humano e suas nomenclaturas. Reconhecer, com base na anatomia e fisiologia, a projeção podal dos aparelhos e sistemas respiratório, circulatório, urinário, digestório, linfático, endócrino, ósseo e articulações, nervoso e órgãos dos sentidos do organismo humano. Identificar as características anatômicas, fisiológicas e biomecânicas dos membros inferiores e dos pés. Identificar as características anatômicas e fisiológicas da pele e dos anexos cutâneos.



Patologias dos Membros Inferiores


Identificar as patologias dos membros inferiores, dos pés e das lâminas ungueais. Realizar anamnese, identificando patologias.



Psicologia Aplicada


Diferenciar a psicologia científica da psicologia do senso comum. Perceber os medos, as angústias e contradições existentes quanto às patologias relacionadas aos pés. Reconhecer as tensões provenientes delas, bem como os sentimentos ambivalentes do paciente, da família e da equipe de saúde



Técnicas de Podologia:


Executar técnicas de corte, lixamento, profilaxia e tratamentos nas unhas dos pés. Aplicar técnicas de correção das unhas fazendo o uso de órteses mais adequado a cada caso. Executar técnicas de tratamento de calos, calosidades, bolhas, fissuras e verrugas. Administrar a prestação de serviços de Podologia.



Biomecânica dos Pés


Reconhecer a biomecânica dos pés e seus movimentos básicos.
Identificar as características dos pés e acomodação correta.
Reconhecer os dispositivos antipronação.



Saúde Pública


Desenvolver ações que busquem a integração entre as equipes de saúde e a população, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividades.



Administração Aplicada


Identificar as funções básicas da administração (planejamento, organização, controle e avaliação).
Identificar as funções básicas da divulgação, publicidade e administração na prestação de serviços de Podologia.

Dermatologia Básica


Identificar as patologias congênitas e hereditárias, as patologias mecânicas e as patologias dos anexos cutâneos.
Identificar lesões elementares dermatológicas (LED`s), por alteração de cor, espessura, solução de continuidade, de reparação e vascular.

 

PARECER DE AUTORIZAÇÃO Nº 805/07 CEED/RS